Alimentos que ajudam na anemia

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Primeiro é importante saber o causa a anemia, para podemos encontra a solução. Sendo assim, a anemia é um problema produzido pela redução da hemoglobina. Normalmente é por causa da deficiência de ferro ou até mesmo nutriente que provem de ácido fólico ou vitamina B12.

 

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Sabia que é um dos problemas de saúde mais comuns quanto à nutrição?

E ainda pode surgir em qualquer pessoa, mas existe um pequeno grupo mais afetado, como mulheres e crianças. Fazendo com que a pessoa tenha dificuldade no processo de oxigenação das células e interferindo no funcionamento de órgãos que são extremamente importantes para a saúde.

Como consequência, uma pessoa anêmica tende a permanecer em fadiga crônica. Em casos mais graves pode até desenvolver algum transtorno como infecção, perda de memória e até mesmo hipertensão.

Como aumentar a absorção do ferro?

Alimentos que contém uma grande quantidade de vitamina C, ou seja, frutas cítricas e também alimentos que são ricos em proteínas ajudam a melhoras a absorção do ferro contido nos vegetais. Sendo assim, você pode temperar sua salada com limão, tomar muito suco de laranja e também escolher alguma fruta cítrica para sobremesa.

Porém, existem alguns alimentos que é melhor evitar. Como alimentos ricos em fosfatos, taninos, cálcio e polifenóis, são elementos que inibe a absorção do ferro. Ou seja, ao consumir esse alimentos você terá menos absorção do que o seu corpo precisa. Então, não consuma café, chás, mates, leite e seus derivados.

Mas como tudo na vida tem o seu lado bom, que pode ser controlada de forma natural melhorando os hábitos alimentares e sua nutrição. Por isso, abaixo segue alimentos que são ótimos para pessoas que estão anêmicas.

ESPINAFRE

É um alimento que ocupa um dos primeiros lugares como alimento para combater a anemia, pois é pobre em calorias e possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais.

Contendo vitamina A e completo B, que são extremamente necessários para fortalecer as defesas do organismo. Além disso, consegue controlar a fadiga e dar animo.

O espinafre tem um enorme teor de ferro, zinco e cálcio que são capazes de promover a produção de hemoglobina. Isso faz com que restabeleça a circulação para conseguir oxigenar melhor.

Por isso é importante consumir pelo menos 75g de espinafre, o equivalente a meia xicara. Isso fará com que você consiga obter 20% dos requisitos de ferro necessário.

AVEIA

Sabia que a aveia é uma ótima fonte de ferro e de quebra possui vitaminas e substancias antioxidantes? Esses nutrientes são essenciais para o tratamento contra a anemia.

Seu alto teor de nutrientes faz com que o transporte de oxigênio e de nutrientes seja ainda melhor. Além disso, consegue fazer com o rendimento físico e mental tenha baixa.

É importante consumir de 20g a 30g de aveia, o que equivale a 2 ou 3 colheres.

OVO

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Os ovos são capazes de fornecer aminoácidos essenciais e também minerais que juntos conseguem produzir anticorpos e a tão esperada hemoglobina.

Por isso é importante consumir ovos regularmente para ajudar a manter o organismo com um alto índice de energia.

E não para por ai, as propriedades nutricionais do ovo são capazes de diminuir a anemia crônica e também controlar os sintomas que podem surgir. Sendo eles enfraquecimento do cabelo e das unhas.

Ovos podem ser adicionados a sua dieta regularmente, principalmente no café da manhã. De acompanhamento suco de laranja, para conseguir assimilação quase total de seus nutrientes.

LENTILHA

A lentilha é uma das leguminosas que possuem benefícios aos pacientes anêmicos. Possui uma grande quantidade de ferro e faz com que o organismo controle a produção de glóbulos vermelhos. Ao mesmo tempo é capaz de reduzir as dificuldades circulatórias.

Além disso, podemos dizer que é um alimento rico em proteínas e também em substancias antioxidantes que conseguem proteger as células. Fazendo assim não sofrerão tanto com o desgaste pelas deficiências nutricionais.

É importante consumir até 3 porções de lentilha dentro da semana.

PÃO INTEGRAL

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Os pães integrais e todo produto que seja integral é uma ótima alternativa para controlar a fadiga. Assim como o enfraquecimento que é causado pela anemia. Os carboidratos contidos nele são uma fonte de combustível para os tecidos e também células. Fazendo com que o seu rendimento físico e mental melhore consideravelmente.

Além disso, possui uma pequena quantidade de ferro que é capaz de complementar os outros alimentos e também acelerar a recuperação da anemia.

Por isso é importante incluir o pão integral no café da manhã, pode ser acompanhado de frutas, principalmente abacate.

FÍGADO DE BOI

É um dos principais alimentos utilizados para o tratamento de quem está com anemia. É uma carne com uma grande quantidade de ferro que possui fácil absorção no organismo. Por isso é um dos melhores complementos nutricionais para anemia.

É importante consumir o fígado de boi pelo menos duas vezes na semana.

 

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