Os Alimentos mais ricos em ferro

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rico em ferro
rico em ferro

Você sabe o que é Ferro? É um nutriente essencial para nosso corpo!

Ele é responsável por atuar na formação das células sanguíneas e também transporta o oxigênio nas células. Além disso, é o principal mineral associado a produção de energia no nosso corpo.

Sua importância no nosso organismo é muito grande, porém é muito comum que pessoas tenham carência de ferro.

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Algumas pessoas possuem sintomas por essa carência, como:

  • Fraqueza
  • Sono
  • Falta de apetite
  • Cansaço
  • Falta de concentração
  • Queda de cabelo
  • Anemia

Sendo assim com a variação de idade e período de vida, as necessidades do ferro também variam. Entretanto na gravidez a mulher precisa de um pouco mais de ferro para o desenvolvimento do seu bebe. Idosos também, são pessoas que possuem uma grande quantidade de ferro no organismo.

Você sabia que existem dois tipos de ferro?

Ferro heme, encontrado em todos os alimentos de origem animal sendo miúdos ou carne. Cerca de 23% do ferro consumido é utilizado e melhor absorvido pelo organismo.

Ferro não-heme, esse está presente nos alimentos de origem vegetal. Eles têm uma absorção no corpo de apenas 8%. Sendo assim é ideal que sejam consumidos com vitamina C.

Portanto confira abaixo uma lista de alimentos que são muito ricos em ferro:

CARNE VERMELHA

Quando consumida de forma equilibrada a carne vermelha é a principal fonte de ferro. Levando em consideração que para cada 100g, você tem 5mg de ferro. Especialmente carne de rins, fígado ou coração são indicadas quando há deficiência.

PEIXES

Embora os peixes possuam uma enorme quantidade de ômega 3, outro nutriente extremamente benéfico para o organismo. Eles também possuem uma excelente quantidade de ferro.

Quando se consome 100g de peixe, você também consome entre 0,5g a 1mg do mineral.

BETERRABA

A beterraba também é uma ótima aliada ao consumo do ferro. Pois a cada 100g do alimento cru, você consome 2,5mg de ferro.

É importante prestar atenção, pois quando cozida o seu nível de ferro diminui. Sendo assim, você pode pensar em consumir beterraba ralada crua.

Não pense que essa é a única razão de colocar a beterraba na sua rotina. Ela também é ótima para coração, cérebro e ossos. Além de ajudar a regular o índice glicêmico do organismo, pois controla o açúcar no sangue.

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GEMA DE OVO

Sabia que dentro de cada gema de ovo você encontra 1mg de ferro?

Lembre sempre que mesmo que essa parte do ovo seja um pouco mais calórica, ela é a que contem mais vitaminas. Possui vitamina A, vitamina D e também o complexo B. Além disso, tem grande quantidade de cálcio, ômega 3 e acido fólico.

O ovo cozido é o mais recomendado, pois oferece todos os benefícios da gema e também da clara. Que contém muitos nutrientes.

LEGUMINOSAS

Existem leguminosas que fazem parte da nossa rotina e nem percebemos. São elas: feijão preto, lentilha, feijão carioca, grão de bico e feijão branco. A ingestão de mais ou menos 100g pode oferecer até 2mg do mineral.

Porém é bom lembrar que leguminosas são ricas em ferro, pratique consumir diariamente para que esse mineral esteja em seu organismo.

OLEAGINOSAS

Quem não gosta de comer um petisco de avelã? Ou até mesmo aquele happy hour com castanha?

A boa noticia é que um pacote com 100g de avelã, amêndoas, pistache e castanha do pará, possui cerca de 2,5mg de ferro. Isso mesmo, essas delicias que costumam ser encontradas em barrinhas.

Sendo assim, uma das maiores vantagens é que podem ser encontradas em qualquer época do ano.

FRUTAS SECAS

Automaticamente lembramos da época do Natal, não é mesmo? As frutas secas são muito ricas em vitaminas e minerais.

O ferro também está presente nelas, a cada 100g é possível encontrar 2mg de ferro. Então consuma figo, uva passa, pêssego e damasco sem moderação!

OSTRAS

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Quem diria que um alimento considerado “chique” teria muito ferro. Pois então, a cada 100g de ostra você pode ingerir de 5mg a 9mg de ferro.

As ostras são riquíssimas em cálcio e vitamina D, que ajudam no desempenho sexual masculino. Gostaram né? Porém mulheres gravidas precisam tomar um certo cuidado com o molusco.

Elas podem ingerir toxoplasmose, que é uma doença altamente perigosa ao bebe.

VEGETAIS VERDES

Alguns vegetais verdes além de serem ótimo para o sistema digestivo, são ricos em ferro. Como:

  • Agrião
  • Rúcula
  • Couve
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Almeirão

Entretanto é importante lembrar que cru ele possui ainda mais ferro, mas a cada 100g você consome em média 3,6g do mineral. Além de fortalecerem o organismo e também reduzem as chances de contrair qualquer doença.

Sendo assim, é importante também você ter um médico para acompanhar o ferro no seu organismo. Fazer exames de sangue de rotina são ótimos para controlar a ingestão do alimento. Portanto prevenir é muito melhor do que remediar, não é mesmo? Não espere, coma muitos alimentos ricos em ferro e faça seus exames regularmente!

 

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