Rotina alimentar para diabéticos

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A diabetes é considerada uma doença crônica, pois ocorre divido a baixa insulina do organismo da pessoa. Sendo assim faz com que a taxa de glicose do sangue aumente.

No Brasil existem mais de 12 milhões de diabéticos! É uma doença que não tem cura, porém é possível controlar com uma alimentação equilibrada e atividades físicas. Além dos medicamentos e acompanhamento médico!

Ao contrário do que se pode imaginar o portador da doença não precisa ter uma dieta extremamente limitada. É importante saber que ao invés de privar alguns alimentos, o importante é saber o que adicionar no cardápio.

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Fazendo com que tenha uma alimentação mais saudável e ainda mais equilibrada.

Confira agora alguns alimentos que são grandes aliados no controle da doença. Caso você ou alguém da sua família tenha diabetes, pode incluir no cardápio a partir de já.

BATATA DOCE

Vamos combinar que a batata doce ainda ajuda a manter a forma né? Porque auxilia na queima de gordura e também a ganhar massa muscular.

Mas o que ninguém sabe é que tem muitos benefícios para quem tem diabetes. Por possuir um baixo índice glicêmico, sua absorção no organismo é mais lenta. Isso faz com que você consiga ter um controle maior da doença. Além disso, contém muita vitamina A que ajuda no sistema imunológico e também as fibras, que ajudam no sistema digestivo.

FEIJÃO

É um excelente alimento para diabéticos, porque possui muita fibra solúvel, vitaminas, antioxidantes e também proteínas com baixo índice glicêmico. Esses nutrientes fazem com que sua insulina perca as oscilações no sangue, estabilizando a doença.

Alguns pesquisadores dizem que as proteínas do feijão preto também contem algumas propriedades biológicas e nutrientes que podem reduzir colesterol.

Além de reduzir também o triglicérides, te dando uma saúde de ferro. Nessa classe também estão inclusas ervilhas, lentilhas e grão de bico.

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CANELA

É uma especiaria que tem uma grande ajuda no combate da diabetes. Além de controlar os níveis de açúcar que fica no sangue, é capaz de aumentar à sensibilidade a insulina.

Alguns estudos mostram que é muito eficiente no combate do colesterol total e também o ruim. Além da sua grande e famosa ação termogênica, que auxilia no emagrecimento e redução de gordura corporal.

Você pode consumir uma colher de chá por dia na sua alimentação, reduzindo a taxa de glicose no sangue em até 26%.

SALMÃO

Que é uma grande fonte de ômega-3 todo mundo sabe, porém ele também é riquíssimo em ácidos graxos. Que são os principais responsáveis na redução do triglicerídeos e colesterol.

Além disso, tira toda a inflamação que é associada a resistência à insulina. O salmão é rico em nutrientes essências como vitamina D e a vitamina b3.

Mas não para por ai, você pode trocar o salmão pela tilápia ou até mesmo pelo atum. Uma delicia não?

 

GORDURA SAUDÁVEL

Gordura é um pouco complicado, porque obstrui o sangue de absorver o açúcar. Porém existem algumas gorduras que são muito saudáveis ao nosso corpo, como amendoim, nozes, castanhas, óleo de coco e zeite.

Esses alimentos são ricos em ácidos graxos monoinsturados. Sendo assim, diminuem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. E sabe o que mais? São ótimas fontes de ômega-3 também, importante para o controle da diabetes.

Mas não se esqueça, são alimentos que possuem um algo valor calórico. Por esse motivo devem ser consumidor com parcimônia. Não podemos melhorar a diabetes e ganhar uns kilos a mais certo?

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ABACATE

O abacate está entre as gorduras nobres, que é extremamente benéfica para quem tem diabetes. Além disso, aumenta o bom colesterol e diminui o ruim. É uma ótima fonte de gordura e também de proteína.

Tem feito muito sucesso também no meio fitness, para quem procura energia para treino.

Pessoas que consomem gorduras nobres possui uma probabilidade 25% menor de desenvolver a diabetes tipo 2. Além de ser uma fruta extremamente saborosa, vamos combinar.

MAÇÃ

Uma fruta tão bonita e tão rica em fonte de vitaminas. Tem em sua casca uma fibra se chama pectina, ela é muito eficaz para controlar a glicemia. Além disso, é muito eficiente para abaixar o colesterol ruim.

Algumas pesquisas feitas em Harvard, resultaram que quem consome cinco ou mais maçãs por semana apresentam menor risco de contrair diabetes tipo 2.

A maçã possui um baixo índice glicêmico e suas fibras ajudam na saciedade. Sendo assim, ela também auxilia em uma dieta com redução de peso.

AVEIA

Em sua composição encontramos a beta-glucana, que é uma fibra solúvel responsável por retardar a digestão. Por isso a aveia é capaz de impedir picos de glicose no sangue.

Também se mostrou extremamente eficaz no aumento da sensibilidade da insulina. É recomendado o consumo de quatro colheres de sopa de aveia por dia. Além disso, a aveia contém uma grande quantidade de proteína.

 

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