Vitamina D

0
10
Vitamina D
Vitamina D

Nosso próprio corpo produz vitamina D, com auxilio da luz do sol e interação com hormônios que regulam a quantidade de cálcio. Ela é produzida a partir do colesterol, mas é encontrada em alguns alimentos também.

Mas também pode ser absorvida pelos raios ultravioletas do sol, não é uma delicia? Esses raios atuam sobre o colesterol e transformam em um percursor de vitamina D. Sendo assim, horas depois os rins e o fígado convertem em vitamina D.

 

Quer trabalhar de casa e ter uma renda de R$ 2.000  a R$ 5.000  reais por mêS? clique aqui

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

É muito comum em todo lugar do mundo que muitas pessoas possuam deficiência desse hormônio. Porém parece que uma grande quantidade de pessoas e até médicos estão pouco preocupados.

Hoje é possível dizer que 85% da população possui essa deficiência. É um pouco mais complicado do que parece e vamos te explicar. A vitamina D é um hormônio esteroide que se obtém através do sol. Existem poucos alimentos capazes de conter esse hormônio, mesmo que possuam não chegam perto da quantidade que o sol oferece.

Com o estilo de vida que todos nós vivemos hoje, é muito difícil tomar sol suficiente para obter toda a dose que o corpo precisa.

A única maneira de saber que o seu organismo possui vitamina D suficiente é através de exames. Porém existem algumas características e sintomas que apresentam essa deficiência, veja:

PELE ESCURA

Peles negras tem uma maior dificuldade  de obter a vitamina D necessária. Caso você possua a pele escura, pode ser que a sua necessidade de exposição ao sol seja 10 vezes maior.

O pigmento da pele age como um protetor natural, por esse motivo quanto mais pigmento você tem, mais tempo terá que ficar no sol.

TRISTEZA OU DEPRESSÃO

O hormônio responsável pela elevação do humor é a serotonina. Esses hormônios aumenta com a exposição a luz do sol. 80 pacientes idosos foram avaliados por cientes e descobriram que pessoas com vitaminas D mais baixas eram 11 vezes mais propenso a serem deprimidos.

MAIS DE 50 ANOS DE IDADE

Conforme ficamos mais velhos, o que é inevitável não é? A pele não produz a quantidade de vitamina D como antes.

E junto com isso os rins ficam ainda mais eficientes, vale lembrar que ele é importante na conversão da vitamina. A partir dos 70 anos, a produção ainda consegue cair mais 30%. Além de idosos passarem mais tempo dentro de suas casas, por isso: leve seus avós ou pais para passearem sempre que possível.

OBESIDADE

Quer trabalhar de casa e ter uma renda de R$ 2.000  a R$ 5.000  reais por mêS? clique aqui

Sabia que a vitamina D é um hormônio que se dissolve na gordura? Sendo assim quanto mais gordura você possui no corpo, mais vitamina D é consumida pelo mesmo.

Se você estiver acima do peso irá precisar ainda mais desse hormônio que uma pessoa mais magra. O mesmo vale para pessoas que possuem uma quantidade grande de massa muscular no corpo.

 

Por que vitamina D é tão importante?

Esse hormônio está sendo motivo de pesquisa por muitos cientistas, pois seu poder de combater outros problemas é comprovado.

Alguns problemas como:

  • Pressão arterial
  • Controle de peso
  • Afasta o risco de tumores
  • Ajuda na osteoporose
  • Promove absorção do cálcio

Além de tudo isso, ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico e atua na secreção de insulina. Ou seja, confirmamos que a quantidade de benefícios para o corpo são enormes. Por esse motivo é importante que o corpo tenha a quantidade necessária de vitamina D.

Além disso, você não vai perder a oportunidade de curtir um sol ao ar livre né?

Como repor vitamina D?

Tomar Sol

O corpo é capaz de fabricar esse hormônio graças ao contato com o sol, sendo assim é importante a exposição diária por pelo menos 15 minutos. Mas não esqueça de passar o filtro solar! Você pode sair na rua e deixar os membros expostos, pois o corpo é capaz de absorver mesmo assim.

No inverno o risco de deficiência é grande, porque os raios ultravioletas nessa época não permitem a produção adequada.

Suplementação

Caso você encontre dificuldades em conseguir bons níveis através do sol, existe a suplementação. É extremamente indicada para quem possui uma vida ativa ou mora em uma cidade com pouco sol.

Pesquisas sugerem que adultos precisam de cerca de 8000 UI por dia para atingir um nível sérico de 40 a 50ng/ml.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL PARA UMA SAÚDE PERFEIRA?

Quando falamos sobre vitamina D, você não pode estar na média ou normal. É muito importante que busque ficar com seus níveis de vitamina ótimos.

O motivo para que isso aconteça é que com o passar dos anos, as pesquisas avançadas e a faixa recomendada também aumenta. Por esse motivo o padrão utilizado em exames como normal, acaba ficando ultrapassando com as informações mais atuais.

Porém no momento a base de avaliação popular e saudável esta entre 50ng/ml e 70ng/ml. Por isso é importante que você faça exames de sangue regulares para saber como está seu nível de vitamina D. Nunca é demais né?

 

Quer trabalhar de casa e ter uma renda de R$ 2.000  a R$ 5.000  reais por mêS? clique aqui